A importância do marketing digital nas vendas do e-commerce
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Segundo dados da SEMrush, as pesquisas mensais para termos como “comprar online” , praticamente dobraram em março de 2020, mês em que teve início a pandemia do coronavírus. Outro dado relevante é que, ao se analisar globalmente, essas pesquisas aumentaram 50% no mês de junho, quando comparado ao mesmo período de 2019. Dados como esses mostram a força do setor de e-commerce, na mesma medida que sugerem alta concorrência. Nesse contexto, umas das formas mais eficientes para se destacar é através do Marketing Digital.

Para quem tem dúvidas sobre o conceito, trata-se de uma área do Marketing com foco nos canais online. Para isso, se utiliza de ferramentas como blogs, redes sociais, sites e e-mails marketing. O objetivo é aproximar os negócios de seu público-alvo, já que a tendência de usuários conectados à internet só tende a aumentar.

Mais do que necessária, essa é uma estratégia indispensável para um e-commerce que pretende se destacar da concorrência, bem como atrair, conquistar e fidelizar clientes no ambiente digital. Acompanhe este post e conheça alguns motivos para adotar o marketing digital em seu negócio online!

Força da marca

Para criar a força da marca em um e-commerce, o que gera fidelidade, é imprescindível estar presente nas redes sociais. Isso porque, além de contribuírem com o relacionamento e o engajamento do público, influenciam também na decisão de compra.

Por isso, meios digitais como Instagram e Facebook, por exemplo, devem ser avaliados não somente como uma possibilidade de interação, mas também como um recurso poderoso de vendas.

Confiança do consumidor

Conquistar os clientes de um e-commerce difere de uma loja física em diversos aspectos. Para começar, o consumidor não consegue ver fisicamente os produtos, assim como sentir, tocar e realizar outras ações possíveis em um ponto de venda físico.

Por essa razão, as marcas online precisam criar estratégias visando oferecer a melhor experiência possível durante toda a jornada de compra, o que pode ser feito com o auxílio do Marketing de Conteúdo.

A partir de conteúdos relevantes em canais online, os quais direcionam os potenciais clientes naturalmente pelo funil de vendas, é possível criar relações duradouras e lucrativas.

Outro ponto importante é divulgar imagens, vídeos e outros formatos para mostrar o dia a dia do negócio, despertar a atenção do público e fazê-lo ter vontade de continuar se relacionando com a marca.

Destaque no Google

Com o avanço da tecnologia, os consumidores foram se tornando cada vez mais conectados e exigentes em sua jornada de compra. Isso significa que eles pesquisam muito antes de se decidirem por determinados produtos ou serviços, pois buscam ter certeza de que farão o melhor negócio.

Nesse sentido, uma das ferramentas mais importantes é a de Search Engine Optimization (SEO), que utiliza técnicas para otimizar o rankeamento de um site nas primeiras posições de buscadores como o Google.

Certamente essa é a melhor alternativa do Marketing Digital para gerar tráfego, ou acessos, dentro do seu e-commerce. Além disso, ferramentas como o Google Ads e o Google Shopping ajudam a aparecer em forma de anúncios e criar campanhas com objetivos pré-definidos.

Aumento na conversão de vendas

Ao investir nas ações de Marketing mais adequadas, automaticamente uma loja virtual promove aumento na conversão de vendas. Mas afinal, quais são elas? A resposta depende, já que cada e-commerce possui suas características, seu segmento, seu público-alvo e propósitos específicos.

Por isso, antes de planejar qualquer ação, é essencial realizar análises internas e de mercado, fazendo um plano para cada passo. Somente aí, é possível identificar quais são as melhores opções de ferramentas.

Como você viu, as soluções de Marketing Digital podem auxiliar amplamente um negócio online.


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Fonte: Bling